No meio do turbilhão que se tornou a sociedade diante dessa enxurrada avassaladora, uma sensação de impotência paira sobre nós. Sem telefone, sem internet, sem energia elétrica, estamos desconectados do mundo, presos em uma bolha de isolamento que nos deixa de mãos atadas.
Os prazos foram suspensos, as audiências adiadas, e aqueles que mais necessitam de ajuda, de atendimento médico, de socorro, veem seus direitos escorrerem pelos dedos enquanto a burocracia emperra e a comunicação se torna um luxo inalcançável.
É intrigante observar como o mundo moderno se tornou tão dependente da internet, da luz elétrica, como se esses fossem os pilares inabaláveis de nossa existência. No entanto, basta um desastre natural para que tudo isso desmorone diante de nossos olhos, deixando-nos à mercê das forças da natureza.
Estamos há dias submersos em um mar de caos, onde as ruas se transformaram em rios e os supermercados em ilhas de desespero. As pessoas correm de um lado para o outro em busca de suprimentos, que se esgotam rapidamente, enquanto o socorro parece estar sempre a uma distância inatingível.
E o mais frustrante é que não podemos fazer nada além de esperar. Nem mesmo acionar o Poder Judiciário, buscar na lei um amparo para nossas aflições, pois até mesmo isso se torna uma tarefa impossível em meio ao colapso das comunicações.
Mas, mesmo em meio à escuridão, há uma lição a ser aprendida. Talvez seja hora de repensarmos nossa dependência excessiva dessas tecnologias, de nos reconectarmos com a simplicidade da vida, de valorizarmos aquilo que realmente importa: nossa capacidade de nos ajudarmos mutuamente, de nos adaptarmos diante das adversidades e de encontrarmos esperança mesmo nos momentos mais sombrios.
Enquanto aguardamos a água baixar e a normalidade retornar, resta-nos a certeza de que, no meio do caos, o verdadeiro poder está na resiliência do espírito humano.



